terça-feira, 5 de abril de 2011

José Alencar e a Saúde Pública no Brasil: Uma Reflexão






   É típico do brasileiro "idolatrar" personalidades, ao passo de que agindo dessa maneira, o que realmente importa é esquecido e situações e estruturas não são mudadas em virtude disso.
   Foi sepultado a alguns dias o ex vice presidente da República, José Alencar; vítima de um câncer não vencido dentre muitos que o mesmo vinha enfrentando durante sua vida.
   Sem dúvida, o Brasil perde um grande político, um cidadão que tem uma bela história de superação e de vitórias. Não resta argumentos de que ele, durante toda sua vida lutou para viver em todos os sentidos. É notável sua perseverança até nos momentos mais difíceis e que todo brasileiro que porventura vier a desenvolver um câncer, terá o ex vice como referência para vencer. Tudo realmente lindo, mas há algo que diferencia o José dos demais brasileiros. 
   Quem vê a luta do notável cidadão de Muriaé aplaude, emociona-se quando ouve-se que ele venceu dois, três, quatro "canceres". Uma luta pela vida com unhas, dentes e dinheiro. Isso mesmo. Sou forçado a fazer esssa constatação. José Alencar era um homem de fibra, trabalhador, guerreiro; mas, era também um homem de posses. Posses estas conseguidas com muito esforço e suor, com muito sacrifício e trabalho, do modo que todo brasileiro honesto deve conseguir. E foi isso que o "salvou' inúmeras vezes.
    Todas as vezes que adoecia ele era imediatamente levado a um dos melhores hospitais do Brasil, ou seja, estava livre do famoso SUS. Por isso venceu tantas vezes, por isso tinha sempre um sorriso estampado no rosto. Ao contrário do trabalhador brasileiro de pequenas posses, ele sempre teve os melhores médicos a disposição. Nunca teve que esperar nas filas imensas dos prontos socorros, nunca sofreu os descasos da saúde pública.
    Alencar entrou para a história por sua luta, mas também é um exemplo claro de que no Brasil, vive mais quem tem dinheiro. Ponto.
    O caos da saúde pública está aí, diante de todos. A envergonhar-nos. E o que fazemos, senão idolatrar personalidades, enquanto nossos irmãos morrem nas filas intermináveis dos hospitais públicos. E na maioria dos casos, mortes causadas não pelo câncer. Uma simples gripe, uma simples infecção e a vida do brasileiro é ceifada. Tudo porque ninguém abre os olhos para essa realidade.
   Descanse em paz José Alencar. Sua vida foi um testemunho, seu exemplo de luta é notável, todavia, de tudo isso fica a reflexão: lembrem-se da luta mas não esqueçam os irmãos esquecidos do SUS.
    (...)

 Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário