segunda-feira, 18 de abril de 2011

PC vs PM: Questões para Reflexão


   O Brasil passou por um duro regime, a Ditadura Militar. Um período obscuro e de muita repressão, tortura e mortes. Tudo isso promovido inicialmente pelos milicos, que aproveitando-se do poder que tinham, e influenciados por outros países, deram o famoso Golpe Militar. A Ditadura terminou, mas ainda hoje a classe dos Militares sofrem as sanções decorrentes das ações do passado. E o pior, nessa história paga quem deve e quem não deve.

   Uma coisa que ninguém sabe, e se sabe faz questão de esquecer, é que não foram somente os Militares que prenderam e torturaram, que mataram e esfolaram. O famoso DOPS tinha na sua constituição, na maioria Policiais Civis. Eles eram os piores repressores, e se porventura alguém ainda tem dúvida, basta fazer uma pesquisa para constatar os atos da nobre PC naquela época. Mas afinal, onde quero chegar com essas afirmações.

    Logicamente não sou militar das Forças Armadas, nem Policial Civil. Então, sou Policial Militar e é aí onde quero chegar. Em termos de policiamento e também de profissão, esse termo Militar praticamente "acaba" conosco. Não discordo que onde quer estejamos, devemos considerar "disciplina e a hierarquia"; mas, o pior desse "nome militar" são as normas arcaícas e absurdas que vêm com ele: RISG, RDPM, Código Penal Militar e uma série de outras leis que eram da época que o "cão era menino" nas Forças Armadas. Tudo isso uma prova de que as Corporações Militares Estaduais não têm identidade própria e vivem uma cópia verdadeira do EB. Mas vamos prosseguir em nossa análise.

   Disso tudo, ou seja, do Período Ditatorial, ficaram as seqüelas para quem se torna um Militar: as leis sem futuro da vida na caserna e a pior desgraça, não ter direito a fazer greve. Tudo porque segundo quem sofreu no Regime, pôs na cabeça que os militares foram os únicos responsáveis pelas torturas e perseguições. Isso para eles quer dizer que, os Civis podem fazer greve, lutar pelos seus direitos - que são mais que os nossos - e batalhar por melhores condições. E os militares que fiquem a ralar para aprenderem a lição histórica.

   Assim, ficamos nós oprimidos pelas cópias de tudo quanto não presta das Forças Armadas, enquanto que nossos "chapas", que outrora também "meteram a pêia"  no Povo hoje gozam de mais direitos do nós, os Milicos. Não é a toa que tem muito "neguim" migrando pra PC. Ora, quem é que não vai querer ter o direito a fazer greve, ser livre dos gritos de Coronel Fulano ou de Tenente beltrano, ser livre dos absurdos perpetrados por fanfarrões que gostam das "canetadas"? Sem falar que em todo Estado dessa Federação, a PC é a "menina dos olhos" do Governante. Sempre com os melhores aparatos, as melhores condições e os melhores salários; e PM, sempre oprimida, sempre a reprimir. Mal remunerada, alquebrada pelos pesos das leis imbecis e pela intolerância dos Oficiais que pensam ser donos dela.

   Enfim, esse é o retrato das duas Forças Policiais existentes no nosso país. Agora, tudo isso uma mera conseqüência dos erros dos "chupetas" que queriam o poder, e que no final das contas ferraram todo mundo. Uma simples "lição de História" e um lembrete pra refrescar nossa memória. E viva as desigualdades de classe e a perseguição aos amigos pepinhas.

James Francis Ryan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário