quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Poder das Idéias e dos Ideais

"O homem enxerga do mundo o que traz já dentro de si."
                             (Exupéry)

   É espantoso constatar as inúmeras transformações no Mundo em que vivemos, principalmente se estas nos afetam diretamente. Mais estranho ainda, é notar que a maioria destas mudanças ocorrem com base em idéias e ideais, e que de um modo ou de outro, estes aspectos são fundamentais na compreensão de fatos muitas das vezes incompreensíveis.

   Ao contrário do que se pensa, há uma tênue distinção entre essas duas palavras. As idéias podem traduzir seis coisas diferentes, conforme exposição do nobre Aurélio; ao passo de os ideais traduzirem apenas quatro. Vamos aos significados, ou àqueles que realmete têm uma relação lógica com aquilo que se almeja nesse texto. Idéias são uma "representação mental de coisa concreta ou abstrata; projeto, plano; opinião, conceito." E ideais, aquilo que "existe somente na idéia, imaginário; objeto da nossa mais alta aspiração." Estas são as devidas concepções das palavras. Passemos então ao impacto destas na vida e na mente do ser humano.

   "Cada qual espera que nasça algo no invisível (...) Mais do que o soldado, é o pensamento que está em marcha, que investe... Ele é a grande esperança e o grande inimigo." Movidos por idéias e ideais somos capazes de transformar o Mundo ou destruí-lo inteiramente. Sim, isso mesmo. Idéias e ideais foram o que motivaram os "médicos sem fronteira" a deixar suas casas e suas comididades, para se aventurarem pelo Mundo a ajudar pessoas; idéias e ideais foram responsáveis pelas ações de Hitler, Mussolini, Fidel, Stalin. Todos eram movidos por algo que os fazia agir de modo incompreensível aos nossos olhos. Hitler em sua mente via uma raça superior, melhor que as demais e que devia prevalecer sobre as outras; Mussolini tinha um complexo de grandeza; Fidel, depois de estourar a Revolução, simplesmente "prendeu" seu povo na ilha para evitar que se "corrompessem"; e por fim, o camarada Stalin, que em nome da "Mãe Russia", sacrificou civis e militares durante a Segunda Guerra. Tudo isso em nome das idéias e dos ideais.

   Esses são apenas alguns fatos. Nesse hall ainda podemos incluir os homens bomba, os terroristas, os psicopatas suicidas e toda uma ifinidade de "almas sebosas". Por mais cruéis que sejam seus métodos e suas ações, todas essas pessoas agiram motivadas por um ideal, uma força motriz que os impulsionou fazer aquilo que traziam em sua mente. Para nós, que não conhecemos a reais motivações de cada ação, é fácil julgar e emitir um parecer. Mas, no fim das contas, ou certas ou erradas, estas ações têm por trás de si um forte ideal movendo-as.

   É por essas e outras, que Albert Camus dizia: "começar a pensar é começar a ser minado (...) O verme está no coração do homem. É ali que é preciso procurá-lo." Este é o poder, isso é o que faz pessoas salvarem as outras, ou simplesmente imergi-las impiedosamente no profundo sono da morte.

   Fiquemos atentos às nossa idéias, e consegüentemente aos nossos ideais. Da mesma forma que nos fazem crescer e prosperar, eles também têm o poder de nos rebaixar e nos fazer cometer atrocidades injustificáveis. São as nossas grandes esperanças, mas também os nossos piores inimigos.

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário