sábado, 16 de abril de 2011

Favelas Brasileiras e Estratégias Eleitorais



   Elas estão encravadas em todo o país, para não dizer no Mundo inteiro. Desafiando as normas arquitetônicas, a infraestrutura, os limites e acima de tudo os padrões sociais vigentes. São as favelas do Brasil e do Mundo. Um reduto de pessoas em sua maioria, que foram esquecidas pelo Estado e que lutam para sobreviver dignamente em meio ao esquecimento e a discriminação social. Conjunto de massa humana cujo valor só é reconhecido durante as campanhas eleitorais.

   Uma realidade mórbida e inteiramente permeada pelo interesse político partidário. Currais eleitorais cuja única função é colocar corruptos no poder, em contraste com as desigualdades, a pobreza e a miséria estratégicamente cultivadas e alimentadas com um único propósito eleitoreiro. Esse é o pensamento astuto dos políticos brasileiros, que sob o falso argumento de não encontrarem espaço para construir moradias dignas relegam as famílias faveladas ao total esquecimento o ano inteiro.

   Construídas irregularmente na beira de encostas de morros, com estruturas precárias, sem o mínimo de saneamento básico, coleta de lixo ou qualquer outro serviço público de qualidade, as favelas brasileiras continuam sendo vistas no cenário nacional como antro de bandidos. Como um ambiente de degradação cultural e humana, quando na realidade não passam de um reflexo vivo do descaso e da corrupção do Estado e da União. Órgãos que, por sua vez nada fazem porque sabem que dando melhores condições a essa gente, suas chances eleitorais simplesmente vão a zero. Mas, quando vêm as chuvas, os dilúvios sobre esses pobres, levando-lhe tudo, inclusive a vida, surgem os políticos do Estado e da União para minimizar a situação.

   Com a suja desculpa de que estão ali para ajudar, os carniceiros de colarinho branco descem de seus pedestais e de suas residências faraônicas e dignam-se ir até os desvalidos das favelas atingidas. Com a falsa promessa de que tudo será resolvido enganam a população. E sem sequer falar em novas moradias, famílias e mais famílias são jogadas em colégios, quadras, galpões e onde quer que esses fanfarrões queiram jogar todo esse povo desabrigado.

   Situações como essa são a prova concreta de que no Brasil, assim como talvez em toda América Latina, o povo das favelas servem única e exclusivamente para este fim: eleger políticos corruptos e descomprometidos com o lado social. O total esquecimento e o descaso com que a população favelada é tratada pelos Governos que entram e que saem apontam para essa certeza. E enquanto famílias inteiras são levadas pelas enchentes, nossos sérios políticos se regalam no Congresso Nacional às custas do dinheiro e das esperanças desse povo. Assim são as lideranças do nosso país, completos fanfarrões corruptos, alheios aos apelos do povo e compremetidos apenas com a robalheira e o enriquecimento ilícito e às custas de uma população  refém dos seus mandos e desmandos. Enfim, uma vergonha em verde e amarelo.

Fox Sierra Commando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário