quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cultura Musical Brasileira


   O Rei Roberto Carlos completou seus 70 anos, mas os parabéns na verdade vão para a MPB. Uma música que hoje tem sofrido bastante com os famosos sucessos "descartáveis", mas acima de tudo com o mau tratamento que os brasileiros lhe dão. Mesmo assim a Música Popular Brasileira se mantém de pé, firme e cada vez mais brilhante. O aniversariante é a prova disso.

   Foram-se os tempos em que o Povo Tupiniquim sabia dar valor à boa música, onde havia a apreciação de melodias harmônicas e mensagens completamente profundas. Hoje, tornou-se comum o total esquecimento e a desvalorização da verdadeira música. Ora, ao invés de valorizar a letra e a melodia, nos acostumamos apenas à "batida", ao "pancadão" e as letras que desmerecem até os ouvidos mais acostumados ao ouvir aquilo que não se deve. Em contraste com a música clássica e autenticamente bem composta, temos atualmente ritmos completamente escandalosos e sem conteúdo. Melô da Mulher Maravilha; Vou não, Quero não; Dança da Motinha e muitas outras que sequer convém elencar aqui, mas que não têm nenhuma finalidade ao não ser encher mentes vazias.

   O  grande mau disso tudo, talvez não esteja no compositor que pensa que o nosso ouvido é penico, mas nas pessoas que compram esse tipo de lixo! É de se concordar que tais disparates só têm êxito porque encontram um mercado. Ninguém hoje para para pensar naquilo que está comprando para ouvir. Antes havia uma censura, e as músicas tinham mais um valor; hoje, o que mais encontramos no mercado são produções completamente fora da linha e do propósito verdadeiro a que se destina essa arte. Porém, como disse anteriormente, isso comprova que nós brasileiros não temos uma "cultura musical" definida. Vá lá que você não seja fã de Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Fagner, Zé Ramalho, Elba ou o próprio Rei; mas deixar comprar os álbuns desses artistas para lever cd's e mais cd's de fank e outrsa carniças, tenha santa paciência.

   Vamos aprender a dar valor a boa música do nosso país. Temos artistas consagrados e canções belíssimas que ainda não conhecemos. Essa será uma escolha oportuna e completamente sensata. O lixo que nem merece ser chamado de música, esse deve ser descartado. Valorizemos mais o artista que tem algo concreto a nos dizer. E os parabéns ao Rei Roberto Carlos pelos seus 70 anos.

  Saulo de Tarso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário