quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Maldade no Coração do Homem

"Um gesto desses se prepara no silêncio do coração, da mesma maneira que uma grande obra."
 Albert Camus
  
   Os noticiários são um banho de sangue. As autoridades tentam solucionar a questão de todas as formas possíveis. Obviamente as rédeas para o controle do caos da violência foram perdidas, mas toda essa maldade e esse desejo de sangue está no interior do coração do homem. É lá que o mal está instalado.

   O ser humano tem se distanciando substancialmente da finalidade de sua criação. Não que antigamente as coisas fossem diferentes, mas com o passar das eras o Homem deixou o mal enraizar-se profundamente em seu interior. É sabido de todos a existência de uma dualidade humana, porém os sentimentos negativos tem se apoderado com mais forças do ser humano. Assaltos, seqüestros, execuções sumárias, explosões de fúria e uma série de outras ações maléficas tem se alastrado pelo globo de uma maneira incontrolável. E  assim o ser humano chega "a esta última curva em que o pensamento vacila." Entrega-se de corpo e alma à prática do mal.

   Não há mais a visão da sacralidade da vida, e além de levarem os bens que em parte dão sentido a ela, agora levam-na também como prêmio. O assaltante não se conforma com os anéis, deseja também levar os dedos. E isso não tem nenhum significado para ele. É só mais um cadáver a tombar no asfalto frio. Ele vira as costas e segue em sua trilha de crimes e maldades. O vazio preencheu por completo esse ser, e no pensamento de que "nada tem a perder" arrebata a vida. Não é somente mais uma vítima a morrer, mas Deus que morre no coração desse indivíduo que julgou e definiu a sentença de seu semelhante.

   Embora ainda crendo numa mudança, somos forçados a compreender - pelos piores meios - que "quando a fé se extingue, é Deus que morre, tornando-se doravante inútil." E nessa inutilidade os homens permitem-se os piores e mais detestáveis costumes e malícias. Simplesmente porque deixaram-se minar pelo mal da cobiça e perderam o elo com tudo o que significava vida. Não julguemos, pois ninguém pode sondar o coração de ninguém, e o único que o pode fazê-lo parece ter morrido nesses corações. Essa talvez seja a única explicação para toda essa carnificina hodierna.

   A resposta para toda essa onda de maldade ainda não foi respondida, entretanto o caminho para sua compreensão talvez passe por esse princípio motriz: a falta de Deus ou de algo que possa significar um rumo certo na vida desses carrascos. Estamos esquecendo-nos de princípios simples e valores básicos. A responsabilidade pelo outro, a mística do Homem. E nesse esquecimento cada vez mais nos distanciando do porto seguro. Enquanto não pudermos olhar para o outro como nosso semelhante, e encontrar nele uma face em comum, coisas ruins continuarão e acontecer. E a Humanidade se dissolverá envolta em sua própria maldade.

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário