domingo, 13 de março de 2011

Uma Questão de Justiça

   Falemos de justiça salarial, das classes desfavorecidas nesse quesito e das consegüências para a Sociedade. Este, sem dúvida alguma, é um assunto de suma importância para todo cidadão, e que de um modo de outro, afeta diretamente o desenvolvimento social do nosso Brasil.
   Há quem discorde, mas nosso país não vai pra frente por causa de uma cambada de ladrões que se "infurnam" todos os dias no Congresso Nacional pra fazer "num sei o quê". E nessa onda, quem deveria ser lembrado passa batido. Esses Congressistas são os que mais são favorecidos em termos salariais, e tudo isso, para não fazer porcaria nenhuma.
   Em termos de justiça salarial, como já falamos anteriormente, três classes padecem nesse nosso rincão brasileiro: professores, médicos e policiais. Outras classes também deviam ser lembradas, todavia essas três merecem destaque porque o não comprometimento com estas afeta todas as demais.
   Hoje, no Brasil, quando se fala em salários altos e superfaturados, tristemente a referência são os nossos políticos. Eles nada fazem pela população, estão se regalando no nosso dinheiro e não estão nem aí pra o que se passa no seio da Sociedade.
   Falar numa boa remuneração para professores, policiais e médicos significa muita coisa. Paremos para analisar a situação da nossa educação: professores hoje, além de serem mau remunerados e não terem um teto salarial digno, agora estão sendo agredidos em sala de aula. Situações que vão desde uma nota baixa, até uma simples advertência. Tudo é motivo para qualquer um levantar o braço contra os mestres. E ai deles, se por um momento lhes passar na cabeça o revide.
   Agora, a saúde. Boa parte da população não tem médicos para atenderem em postos de saúde e grandes hospitais. Esses é dos males o menor, e sabe por quê? Simplesmente porque muitos gestores, seja de municípios ou de Estados não querem pagar o salário justo ao profissional da saúde. Conseqüência: médicos deixando a rede pública para priorizar seus consultórios particulares e ganhar o dinheiro investido na sua formação. E a saúde, caminhando deficiente e quase parando.
   Por fim a situação da Segurança Pública. Fazendo uma radiografia desse quesito, encontraremos policiais oprimidos por leis severas, mau remunerados, sem condições dignas de trabalho, sem um teto salarial que lhes dê as devidas condições de vida para si e sua família; enfim, um verdadeiro caos. E em se tratando de Policiais Militares, aí a coisa fica ainda pior. Eles têm que ficar calado. Greve? Ah, nem pensar ou é logo preso e expulso da Corporação.
   Sabemos que esse quadro não pára por aí. Outros aspectos devem ser levados em consideração para termos uma mudança mais drástica nos rumos dessa nação. Moradia, saúde, emprego, seguridade social evários outros aspectos. Muito tem que ser mudado e melhorado, entretanto, ainda acreditamos que se essas mudanças começassem por essas três classes, muita coisa boa poderia acontecer nessa Sociedade que está cansada de tanta corrupção e desmandos com a Coisa Pública.

Dafoe  

Nenhum comentário:

Postar um comentário