sexta-feira, 4 de março de 2011

Hipocrisia Religiosa


   Hoje, mais do que nunca, temos visto uma religiosidade fajuta. Completamente baseada nas leis do capitalismo, e profundamente corroída pela cegueira do dinheiro e do oportunismo velado sob as letras do Evangelho.
   Antes de tudo, é necessário esclarecermos duas coisas básicas: primeiro o que são religiões; segundo o que são igrejas, pois existem muitas dúvidas na cabeça e muitos leitores. Primeiros, as religiões, que podem ser cristãs ou pagãs; quanto às Igrejas, desde que se congreguem sob o signo de Cristo, todas são cristãs.
   Feitas as devidas apresentações, passemos ao assunto em pauta: a hipocrisia dentro das Igrejas Cristãs com relação ao dinheiro, e o total apego de seus dirigentes ao bens terrenos em contraste com a miséria de seus fiéis e os ensinamentos que por essas igrejas são difundidos.
   Todos sabemos que tudo hoje se baseia no dinheiro, e as nessecidade mais simples passam pelo mesmo crivo, todavia, já tornou-se comum vermos padres e pastores falando de dízimos e ofertas. Muitos até têm um programa específico de captação de renda dentro de suas paróquias ou templos. E o pior de tudo é a apelação miserável que eles fazem para encher os bolsos dos seus paletós e das suas batinas. Na maioria das vezes esse apelo é feito em comunidades carentes, mas de pessoas devotas, que engabeladas por esses malfeitores muitas das vezes dão tudo o que têm.
   É comum até se utilizarem das Sagradas Escrituras para estorquirem os fiés. Não é a toa que o próprio satanás tenha utilizado a Palavra de Deus para tentar Jesus. É isso o que fazem hoje padres e pastores, bispos e arcebispos. Enquanto isso muitos morrem pelo mundo afora (e de fome.A África é o exemplo maior), pelo simples fatos da religião cristã está simplesmente preocupada em captalizar fundos, esquecendo-se completamente dos ensinamentos de Cristo, do qual eles dizem ser representantes.
   Quem duvidar, basta visitar os templos  espalhados por esse mundão de meu Deus. A coisa virou uma máquina de fabricar dinheiro e ninguém mais tá preocupado com a fraternidade e a partilha. To até pensando em abrir uma filial de Igrejinha qualquer pra ver se mudo de carro, ou se minha vida muda.
   É lamentável que os representantes do Nazareno tenham chegado aonde chegaram. Passem a vista nos Evangelhos, e lá vocês o encontrarão dizendo que "não veio pra ser servido", e que no meio de seus seguidores não deveria haver mandatários. Depois olhem direitinho pra dentro dessas Igrejas ditas cristãs: pastor mandando em missionário, bispo pisando em padre, cardeal pisando em bispo e mais uma série de obscuridades que só encontramos nesses cenários ditos cristãos.
   Tudo às avessas, tudo contrário ao que é pregado nos púlpitos e está escritos nos Evangelhos. "Pregam aos ouvidos e esquecem de pregar aos olhos". E no fim das contas é tudo a mesma corja, farinha do mesmo saco. Feras que engolem umas outras e que não vêem ninguém a sua frente, a não ser a ganância pelo dinheiro e o enriquecimento às custas de pessoas de bem.
   Uma verdadeira vergonha a corroer as Igrejas cristãs do mundo inteiro. Mas eles que não se esqueçam do episódio dos vendilhões do templo. Um dia a casa cai, e no dia que isso ocorrer veremos a verdadeira justiça ser feita. Não restará pedra sobre pedra, e enfim a cristandade será purificada desses carniceiros que não estão nem aí para o Reino de Deus e para sua justiça.

Saulo de Tarso

Nenhum comentário:

Postar um comentário