terça-feira, 16 de novembro de 2010

Recomendação Literária

   A Obra que gostaria de apresentar e recomendar foi escrita pelo historiador Carlo Ginzburg e narra a História de Domenico Scandella, dito Menocchi, um italiano julgado pela Inquisiçao.
   O Queijo e os Vermes é uma obra salutar e merece a atenção do leitor, no que tange às ações da inquisição do século XVI em solo Italiano.
    Seguem dados do Livro:
   Título: O Queijo e os Vermes
   Autor: Carlo Ginzburg
   Editora: Editora Schwarcz Ltda/Companhia das Letras
   Sobre o Autor: Carlo Ginzburg ( Turim, 1939 ) leciona na Universidade da Califórnia (Los Angeles) e ministrou cursos no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Universidade de Bolonha. Tem livros traduzidos em quinze línguas.
   Sobre a Obra: Ao pesquisar uma seita italiana de curandeiros e bruxos, o historiador Carlo Ginzburg deparou-se com um julgamento excepcionalmente detalhado. Tratava-se do depoimento de Menocchio, um moleiro do norte da Itália, que no século XVI ousara afirmar que o mundo tinha origem na putrefação: "Tudo era um caos, isto é, terra,ar,água e fogo juntos, e de todo aquele volume em movimento se formou uma massa, do mesmo modo como o queijo é feito do leite, e do qual surgem os vermes, e esses foram os anjos." Graças ao fascínio dos inquisidores pelas crenças desse moleiro, Ginzburg encontrou farta docuentação, a partir da qual pôde reconstruir a trajetória de Menocchio num texto claro e atraente, e desembocar em uma hipótese geral sobre a cultura popular da Europa pré-industrial.
   Onde comprar: www.estantevirtual.com.br

   Desejo-lhes uma boa leitora.

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário