quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Mudança e o Sofrimento

"A lagarta morre quando forma a crisálida. A planta morre quando engraece. Quem quer que esteja na muda conhece a tristeza e a angústia."

   Como seres humanos, que nascemos indefesos e temos que enfrentar a vida, a problemática da mudança e sua relação com o sorimento tem sido o grande pesadelo para muitos filósofos, pensadores, cientistas e até mesmo nós; simples leigos.
   Por mais que seja penoso, temos que ser capazes de discernir com profundidade o significado da mudança e o modo como o sofrimento vem atrelado a ela. 
   Com o passar do tempo aprendemos que para crescer temos que mudar. "É preciso mudar sempre para continuar sendo o mesmo", dizia Dom Hélder. E mudança pressupõe sofrimento, o que faz com que muitos se acomodam em suas "vidinhas", e com medo do sofrer que a mudança pode ocasionar, fecham-se para sempre em suas crisálidas, perdendo assim a oportunidade de crescer e lançar raízes mais profundas.
   Continuar sendo o mesmo requer de nós decisões, decisões requerem sofrimentos; sejam eles de ordem física ou psicológica. Talvez seja por isso que muitos hojem vivam a base de antidepressivos e calmantes. Porque ainda não aceitaram essa dolorosa, mas verdadeira realidade.
    O que nos leva a vencer obstáculos é a capacidade de discernimento e aceitação de realidades concretas.Para que isso ocorra, devemos cultivar em nosso interior a vontade de vencer e a determinação característica daquele que não mede esforços para transpor as barreiras que a vida lhe impõe; entretanto, para isso é preciso conhecermos a "tristeza e a angústia"; e essencialmente, o modo como agir no momento de crise, pois a crise "não é um mal que se abate sobre o homem. É um momento crucial que produz sofrimentos, mas também um momento iluminador que provoca decisões e tomadas de posição verdadeiramente salvadoras.
    Necessitamos muito compreender essa verdade. E quanto mais tivermos a clareza da relação entre a mudança e o sofrimento, com mais garra e firmeza venceremos as dificuldades que nos são apresentadas.
   "A poda dói. Mas é a poda que limpa os ramos, raspa as superficialidades, para permitir  que as flores rebentem e o fruto apareça."
   Só compreendendo esse binômio seremos capazes de caminhar em busca da plenitude humana. Um passo a mais na compreensão e assimilação da arte de viver.


Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário