sábado, 13 de novembro de 2010

Recadinho aos Sacerdotes ( Ou aspirantes ao sacerdócio )

   É muito comum a mídia divulgar escândalos sexuais dentro das instituições religiosas. Não convém aqui citar denominações, muito menos apontar erros ou nos arvorar em juízes; pois, "com a medida que tiverdes medido, também vós sereis medidos"(Mt 7,2). Entretanto, convém refletirmos sobre as opções vocacionais que cada um tem a sua frente, tendo em vista o futuro e evitando possíveis transtornos.
   É uma pena que o que alguns entendam por vocação, seja a vaga alusão a ser padre, freira ou frade; esquecendo-se que podem ser médicos, enfermeiros, jornalistas, policiais, banqueiros, vendedores e uma série de outras coisas que classificam-se como vocação, embora os candidatos a elas não tenham plena certeza do que querem.
   É muito fácil ver jovens como esse pensamento: "eu quero ser padre", "eu quero ser pastor", "eu quero servir a Deus". E assim por diante.
   Por mais que entenda que os males surgem das nossas opções incorretas, meu recado vai aos jovens que optaram ( ou pensam que optaram ) pelo sacerdócio.
   Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não sou contra a Instituição.Porém  ao jovem que opta ingressar nela, pediria que examinasse bem a sua consciência e respondesse a essa questão pessoal: "você tem certeza absoluta que é isso que você quer? Ficar sem uma companhia feminina a vida inteira?"
   Concordo plenamente que é possível viver a vida inteira sem uma companhia, porém não garanto que a pessoa irá manter-se fiel para sempre aos votos que fez. Mesmo assim, se você,jovem aspirante vê que não é capaz, não dê um passo adiante. E se por ventura vier a ordenar-se, seja fiel aos votos que fez. 
   E se por acaso, vier a descobrir que não consegue (você sabe o quê), tenha a coragem de deixar tudo, reconhecer o erro e voltar atrás. Muitos já fizeram isso. Basta ver com quem aquela apresentadora de um jornal global é casada.
   Será uma vergonha, se você reconhecer seu erro tarde demais, e o pior, ficar dentro da Instituição molestando crianças e envergonhando o Nazareno. Relacionar-se com mulher vá lá que seja, mas violentar criancinhas e relacionar-se com pessoas do mesmo sexo é o cúmulo da hipocrisia e da maldade.
   Meu sincero apoio aos que um dia ingressaram e saíram porque viram que lá não era o seu lugar. Aos que casaram-se e constituíram uma família; meu alerta aos que vão entrar   e ainda não têm clareza de idéias; e por fim o meu apelo a quem já está dentro cometendo mil barbaridades: "meu irmão, saia!Assuma a sua verdadeira face, tire a máscara e pare de uma vez por todos de manchar os àtrios sagrados que lhe acolheram!
   Que todos tenham a clareza ao optar por esse caminho, e se um dia descobrirem que fizeram a opção errada sejam homens para voltar atrás e reconhecer seu erro. Não há vergonha nisso, pois "seja qual for o grau a que chegamos, o que importa prosseguir decididamente."(Filipenses 3,16)

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário