segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dois Pesos, Duas Medidas

   O hipócrita é aquele que vive de aparências, escondendo-se por trás de uma face que não é sua. Vive iludindo os outros com discursos galantes e palavras escolhidas, mas suas ações denunciam o que ele é, embora a máscara sob a qual se esconda seja difícil de ser percebida.

   Nossa Sociedade em si, é hipócrita. Uma Sociedade  cuja filosofia de vida é baseada única e exclusivamente no consumo e onde "a noção infantil de que todas as nossas vontades devem ser satisfeitas." Essa sem dúvida é uma sociedade que exclui e que julga o indivíduo de acordo com suas posses ou mesmo pela cara. Pelo mero jeito como o cidadão se veste ou aparenta ser.

   Verdadeiramente vivemos num mundo onde imperam dois pesos e duas medidas. Onde cada pessoa vale o que tem, mas não o que é. Quantos não são os casos onde a pessoa é excluída pelo simples fato de pertencer a uma classe desfavorecida? Em todos os meios existem essas discriminações. Da política à religião; da saúde à educação. Ninguém está livre de sofrer com a hipocrisia social que só enxerga as posses e exclui o indivíduo.

   Não deveria ser assim, e há pessoas que embora fazendo parte dos altos círculos combatem essa hipocrisia. Um número pequeno, mas significativo e verdadeiro. São pessoas honestas, humildes e que têm uma visão clara a respeito das riquezas e das futilidades da vida. Lembram que nessa vida tudo passa, que cada um recebe sua recompensa conforme suas ações. São verdadeiros seres humanos, pois não deixaram se corromper pelo poder e o dinheiro. E é de pessoas assim que a nossa sociedade está carente.

   Peço licença a Ana Maria Machado para usar suas sábias palavras, ela nos ensina que "a moral elementar e eficaz, aquela que permitiu que se vivesse em sociedade, no fundo se resume a algumas coisas bem simples: saber se colocar no lugar do outro, reconhecer os direitos e os deveres de cada um, respeitar esses limites, não fazer aos outros o que não gostaríamos de que nos fizessem. Parece infantil e ingênuo, mas é apenas condição básica e elementar do humano." Simples não?

   Talvez observando esses simples aspectos poderíamos mudar esse quadro, e assim não teríamos tanta hipocrisia e discriminação. E consequentemenente, diminuiríamos o uso dos dois pesos e das duas medidas. Podemos mudar isso. É só querer.
 Frank Castle

Um comentário:

  1. Um pouco utópico, não Frank? Meu pai tem esse mesmo pensamento, às vezes até o critico dizendo: "o senhor tem muita fé na humanidade". Talvez eu seja um pouco radical no meu ponto de vista mas as pessoas são o que são. Mas tudo bem, vamos dizer que Rousseau talvez estivesse certo quando disse: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe", e observando o fato de que pessoas como meu pai estão em extinção chego a conclusão que estamos f******.
    Obs: Não me incluo na mesma categoria que meu pai pq eu me "adaptei" à sociedade, acho a palavra corromper um pouco demais para mim.

    ResponderExcluir