sábado, 17 de setembro de 2011

O Dinheiro e o Poder

   Eu gostaria de acreditar que as pessoas não se corrompem quando são colocadas face a face com o dinheiro, pelo mais pouco que ele seja; queria muito crer que elas não se corrompem ao serem apresentadas ao poder. Porém essa é mais uma decepção que carrego no meu pequeno bornal de experiências vividas.

   O dinheiro e o poder. As duas faces de uma mesma moeda e uma multidão insandecida e desvairada a procura desse tesouro. Uns sonhando a Mega Sena, outros com inúmeros bolões da sorte. No fim das contas, todos perdidos e ofuscados pelo brilho do ouro. Um ouro que não apenas ofusca, mas que cega e faz com as pessoas pouco a pouco se distanciem daquilo que um dia foi essencial.

   O dinheiro não me convence. O poder não me conquista.

   Cresci num recanto humilde. Via meus irmãos mais velhos trabalhando no alugado e no fim da quinzena, em suas mãos calejadas, o fruto de duas semanas sob um sol escaldante no cabo de uma enxada ou de uma foice. Muito dinheiro? Não. Só o suficiente para a alimentação.

   Fui crescendo e vendo essa cena se repetir. Cheguei aos meus quinze anos, sempre estudando para construir um futuro; e se um mês tem cinco semanas, R$ 5.00 era minha mezada. Um real todo sábado. Dinheiro gastado com guloseimas e outras besteiras.

   Finalmente meus estudos deram fruto. Conclui-os, prestei alguns concursos e tive a graça de passar num deles. Pra quem ganhava R$ 5.00 por mês, passei a ganhar trezentas e vinte vezes esse valor. Pouco para quem recebe mais que eu, mas muito para quem ganhava uma merrequinha. Mas esse dinheiro não me comprou. Ao contrário de alguns amigos que quando passaram a ganhar menos que isso, me fecharam a cara e alegam não ter mais tempo para desfrutar da amizade.

   Talvez seja porque só comecei a ganhar dinheiro aos 18 anos; talvez seja porque dinheiro só me serve pra comprar feijão, arroz e carne; pagar minhas dívidas, um plano de saúde e alguns livros para meu acervo. A verdade é que o dinheiro nunca me comprou. E talvez nunca compre, pois não tenho pretensões insanas de ganhar mais do que ganho.

   Deixo cada um com seus sonhos de grandeza e suas expectativas a respeito do dinheiro e do poder. É uma pena que eles ainda não tenham compreendido a triste verdade da vida a respeito desses dois artigos. E aos meus amigos que ficaram pra trás na cobiça destes, foi bom enquanto havia tempo para nossa amizade...

Fox Sierra Commando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário