terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nos Passos do Patrono Exupéry

"...e ao extirpar o mal, arrisco-me  a mandar o bem para a fornalha."
                        Cidadela CXL

   Vemo-nos todos os dias diante do mal. A explosão cruel da violência e do crime nos deixam perplexos a contemplar o triunfo dos maldosos e surge um questionamento em nosso interior: por que não acabar de vez com os maus?

   Embora nossa consciência aponte para uma solução simples e exata como essa, não devemos nos render a acertiva. Lógico que não devemos baixar a cabeça diante do crime, deixando que nos subjulgue e nos elimine, todavia, é preciso acreditar que ainda há bondade no coração do homem. Mesmo que adormecida no mais profundo recanto do que ainda lhe resta de humanidade.

   Estava a pesquisar sobre a Guerra do Vietnã e deparei-me com o episódio da Chacina de My Lai, onde soldados insandecidos executaram cruelmente civis daquele vilarejo em 16 de março de 1968. Uma verdadeira carnificina que nos faz chegar a conclusão de que "...aquele que encontra uma fórmula julga que os outros mentem ou estão no erro."

   Tudo parecia estar perdido para uma pequena parcela dos que ainda não haviam sido metralhados ou estraçalhados pelas baionetas americanas, quando um piloto de helicópteros viu os corpos de civis deixados no rastro da carnificina. Embora de baixa patente com relação àqueles que comandaram o massacre, ele direcionou as metralhadoras de sua aeronave aos algozes e os forçou a cessar aquela insensatez. E assim, alguns aldeões tiveram suas vidas poupadas.

   Chego a crer que a maldade um dia irá tomar conta do mundo. Mas gestos de pessoas como esse piloto me fazer ainda continuar crendo que ainda há uma solução e não só existe a maldade no coração do homem. Não sei ao certo qual será essa solução, mas gestos como esses me fazem continuar crendo. E é isso que ainda me mantém de pé...

(...)

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário