sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perigo na Internet: O Crime e as Redes Sociais


   O advento da tecnologia não apenas facilitou a vida do cidadão comum, mas trouxe-lhe também uma preocupação que ele não pode deixar de lado: a utilização dos meios tecnológicos por golpistas e criminosos de toda espécie.

   Com a disseminação da Internet e o conceito das Redes Sociais ficou mais fácil explorar, extorquir e agir de modo criminoso; enfim, as ferramentas estão aí todas nas mãos de quem é "expert" no crime, por mais que haja segurança nesses meios. Hoje o trambiqueiro e o mafioso não precisam mais passar dias e dias acampando nas imediações da casa de qualquer "bacana" para levantar informações sobre a vítima. Ele simplesmente abre uma página das inúmeras redes sociais e levanta as informações que quiser. Um perfil falso e pronto, meio caminho andado para a prática delituosa.

   É certo que a criação desses meios visam facilitar a vida das pessoas, encurtar caminhos, criar pontes e ligar o internauta ao mundo. Mas a verdade é que nunca nos questionamos sobre o tipo de informações que estamos postando nesses meios. Fotos, vídeos, dados, nomes, endereços. Tudo isso em mãos erradas pode nos causar danos irreversíveis. E é essa a visão do criminoso. Fotos e vídeos denunciam nosso padrão de vida, nosso comportamento, os ambientes que frequentamos; dados nos identificam geograficamente. Em suma, tem gente que "faz de tudo" para ser assaltada, sequestrada extorquida ou alguma coisa do tipo. Basta dar uma passada nessas redes para confirmar o que digo.

   Portanto, é essencial que cada um tome cuidado com o tipo de informação que está divulgando nesses meios. A criminalidade está aí. Cada vez mais ousada, cada vez mais especializada e bastará um vacilo para que eu ou você sejamos alcançados pelas suas garras. Então, muito cuidado e muito discernimento com aquilo que postamos ou dizemos nas redes sociais. Segurança nunca é demais.

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário