quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como a Justiça Funciona no Brasil?

   A Justiça brasileira não passa de um acervo de leis, códigos e mais códigos que de nada servem, a não ser para “encher lingüiça” ou preencher folhas de papel. Certa vez alguém disse que se um extraterrestre fosse visitar todos os planetas do Sistema Solar, e fixar residência naquele que tivesse as leis mais “bacanas”, com certeza ele ficaria no Brasil.
   Na verdade, o Brasil tem inúmeras leis. A Constituição deveria ser a maior delas, porém o que mais se nota é falarem em “leis inconstitucionais”, ou seja, que ferem a bendita Constituição. Pois não é que todo santo dia criam-se leis e mais leis para figurar no panteão da justiça? Mas nada muda nessa Federação esculhambada, e a coisa continua sempre do mesmo modo. As leis são criadas, mas nunca são cumpridas do modo como deveriam.
   Mundialmente, o Brasil é conhecido como um país onde impera a corrupção e onde a lei não é cumprida. Em suma, uma nação corroída pelo mau exemplo que vem de cima, ou seja, da Casa que deveria governar a Nação. Do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Centro do Poder.
   Um exemplo desse tipo de mazela é o modo como os Poderes Públicos tratam a Justiça. Eles manipulam Juízes, Promotores, Desembargadores e todos os níveis do Judiciário. Muito se ouve falar de justiça para todos, de transparência, mas na verdade isso não passa de um engodo dos poderosos.  Para se ter noção do modo como o Poder Público trata as causas judiciais, basta ver que quando um cidadão entra com uma ação cível contra o Estado ou a União, os Juízes sempre engavetam o processo e não movem uma palha para que o cidadão tenha seu problema solucionado.
   A Justiça não funciona como deveria porque está atrelada ao Estado, logo o Estado é senhor da Justiça. Então, ela não funciona para aqueles que movem ações contra o Estado. Conclusão, não existe justiça para o cidadão comum, que se diga de passagem, sem dinheiro ou influência, de preferência, política.
   Embora a mídia pregue que a justiça serve para todos, a verdade é sempre essa. E não há outra, isso sem falar na burocracia infernal que atravanca o sistema falido do Judiciário Brasileiro. Em suma, uma vergonha nacional. E ninguém faz nada para que essa realidade seja modificada. O motivo. Porque isso convém, aos poderosos. Porque tem gente ganhando com isso e a corrupção vem dos escalões superiores, porque vivemos na República Federativa do Brasil.
Texto enviado por Leitor do Blog e editado por Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário