terça-feira, 3 de maio de 2011

A Queda de Osama e a Ascensão de Obama

"Muitos que estão vivos merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver."
 Gandalf

   O Mundo inteiro não tem outro assunto, e todos só falam da morte de um dos mais temidos terroristas do Oriente Médio: Osama Bin Laden. Ele foi morto por tropas americanas no Paquistão, e sua queda significou uma grande vitória do Governo Norte-Americano, personificado na pessoa de Barack Obama.

   Uma vitória que teve de esperar longos dez anos. Foram os anos mais custosos para o povo Norte-Americano, que sofria com as perdas decorrentes do atentado de onze de setembro. Aqueles que mereciam viver foram mortos, suas vidas foram tiradas em vista de ideais religiosos e seus direitos foram cruelmente retirados por uma morte trágica e infame. Aquele que até a última semana vivia, vangloriando-se de seus feitos nefastos, morreu levando consigo toda o ódio e desejo de vingança daqueles que não compartilharam do destino dos que se foram naquele fatídico dia 11.

   Se a justiça foi feita, cabe apenas a quem sofreu com as perdas dizer. Mas que o desejo de vingança, em parte deve sido aplacado. Resta agora saber se com morte do terrorista, sua rede ainda irá se perpetuar e continuar cometendo atrocidades em nome de Alá, seu Deus. Uma questão que paira como sombra, já que esse homem era visto como um profeta por fanáticos religiosos de seu país e de outros tantos que professam a mesma fé.

   A verdade é sua morte significou a ascensão do homem, que em sua campanha presidencial garantiu extirpar o terrorismo e também a figura infame daquele que marcou para sempre a vida dos Estados Unidos. Com certeza a opinião pública verá esse aspecto, e o presidente Obama, a partir dessa data, não será somente lembrado como o primeiro presidente negro da história dos EUA. Mais do que isso, agora ele passa a ser visto como o homem de derrubou um dos braços mais fortes do terrorismo mundial. E ele irá cobrar os créditos, podem ter certeza.

   Osama cai em sua fortaleza, nesse interim, o presidente Obama é aclamado por seus compatriotas na Casa Branca e no Mundo todo. Quais os rumos que a atual conjuntura mundial irá tomar agora. Isso só os grandes políticos sabem, e a nós meros mortais, fica-nos a incerteza e a dúvida pairando no ar: a ameaça terrorista se foi, em parte. O que virá agora?

 Frank Castle

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário