segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pará, Terra sem Lei


   O assassinato de agricultores e lideranças do campo no Estado do Pará traz a tona a realidade da injustiça e da falta de lei no Brasil, e mais especificamente, naquele Estado, onde a lei se faz por fazendeiros que têm dinheiro, armas e o acobertamento das autoridades.

   A ineficiência e irresponsabilidade do Governo está clara. E a justificativa também. Os dirigentes daquela Unidade da Federação não dão a mínima atenção ao seu povo. A prova concreta de que o Estado do Pará está do lado dos grileiros e grandes latifundiários é o fato de haver uma lista de pessoas amaeaçadas de morte e o Estado lavar as mãos a respeito do assunto, ao ponto de um delegado dizer que desconhecia tal lista.

   O casal covardemente assassinado na última semana já vinha sendo ameçado de morte a muito tempo. Embora os Órgãos de Segurança Pública soubessem, eles nada fizeram. Não destacaram policiais para fazer a segurança desses pobres agricultores e esperaram que eles fossem trucidados para vir a público e dizer que não estavam cientes do caso. Eles faziam aquilo que a Unidade da Federação se acovarda a fazer. Denunciavam traficantes de madeira e foram mortos por causa disso, mas acima de tudo porque o Estado do Pará só dá segurança aos grandes e poderosos.

   Imaginemos se fosse um fazendeiro podre de rico que estivesse sendo ameçado. O Governador em pessoa daria a determinação para que se criasse uma comitiva de seguranças para proteger o safado. Mas como os amaeçados eram simples agricultores, o dirigente do Estado deixou que fossem mortos por pistoleiros. 

   Depois que os agricultores e defensores da floresta são mortos é que as autoridades dão as caras! É vergonhoso o modo como o Brasil trata os brasileiros que são defensores da natureza e de simples direitos constitucionais. Mais vergonhoso é o fato de as autoridades só servirem aos poderosos desse País. Agora se fala em colocar a Polícia Federal e o escambal pra investigar as mortes. Mas tudo isso não passa de um engodo. Basta a poeira baixar, a mídia esquecer o assunto e tudo será sepultado. Assim como muitos ainda serão sepultados pela mesma causa, pois a lista ainda não foi fechada e ainda tem muita gente pra morrer.

   Esse é o País que temos, essa é a Justiça Brasileira. Vergonha!

   Um País onde a lei maior é a pistola, e onde se protege aquele que tem mais dinheiro. Os pequeninos que dêem seus pulos, e fiquem calados diante das injustiças. Pois aqui é assim, a União e o Estado são duas galinhas medrosas, têm medo de denunciar as coisas erradas e esperam que os cidadãos o faça. E eles denunciam, mas na hora H se vêem sozinhos; mas não porque o Estado e a União sejam incapazes de protegê-los. Pelo contrário, Estado e União são coniventes com toda essa corrupção e não fazem nada porque será um delator a menos a ser calado.

   Uma vergonha. Assim se age no solo brasileiro. Essa é a lei do Brasil.

 Maximus Decimus Meridius

Nenhum comentário:

Postar um comentário