segunda-feira, 2 de julho de 2012

Frederico Bezerra Maciel - Um Ícone da Cultura Sertaneja



Nota Bibliográfica
    
   Frederico Bezerra Maciel nasceu em Porção, em 22 de outubro de 1912. Com o seu pai, Orestes de Almeida Maciel, estudou as primeiras letras. No Colégio Diocesano de Pesqueira fez o curso primário. Logo depois foi para o Recife, onde cursou o secundário, no Colégio Nóbrega.
    
   Aos 16 anos decidiu ser padre e seguiu para o Seminário Maior de Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo. Em Friburgo, Rio de janeiro, entrou para o noviciado dos jesuítas e no Seminário de Olinda fez os estudos superiores de Filosofia e Teologia.
    
   Depois de ordenado sacerdote secular, em 01 de março de 1942, na catedral de Santa Áqueda, em Pesqueira, Frederico, ávido de conhecimento, seguiu para a Europa, onde fez cursos de Sociologia, História da Arte e geografia Bíblica. Viajou pelo Oriente Médio, África e parte da América do Sul, em estudos bíblicos.
    
   O sertão pernambucano foi o cenário de suas mais importantes realizações. Em Tacaratu levou à frente a parte mais difícil da igreja matriz e, em Carnaíba, no período de 5 anos, fez a reforma da igreja, construiu o instituto PIO XI, fundou o Clube Agrícola, Teatro Anchieta, Coral, Tropa de Escoteiros e mais as vilas de Fátima e Intã.
    
   Para que a cidade de Carnaíba tivesse uma vida mais ativa e movimentada, Frederico Maciel fundou o Clube Recreativo e organizou festas populares e religiosas. Sempre justo e firme nas suas posições, Frederico combateu, corajosamente, a má política.
    
   Na cidade de Recife, trabalhou no Instituto de Jangadinha (com menores) e nos presídios de Dois Unidos, Aníbal Bruno, Clínica de Repouso Senhor do Bonfim e nas Comunidades Religiosas da Imbiribeira, Maternidade de Afogados, Igrejas do Rosário dos Pretos, Conceição dos Militares e Espírito Santo. Entre os seus livros publicados estão: “BRAIAÇÃO” (contos), “UBASSAGAS” e “HISTÓRIA DE LAMPIÃO” (6 Volumes). A ser publicado está o livro “UBASSAGAS” (2° Volume). Frederico Bezerra Maciel faleceu em 22 de dezembro de 1991.

Nota retirada da orelha do livro Carnaíba, a Pérola do Pajeú”; obra do Autor lançada em 1992 pela editora Raíz.

Homenagem da ACIR a este escritor e sacerdote pernambucano que muito contribuiu para o desenvolvimento da cultura e do reconhecimento do povo nordestino.

Maximus Decimus Meridius

Nenhum comentário:

Postar um comentário