sábado, 30 de junho de 2012

A Crença na Mudança

"É preciso mudar sempre para continuar sendo o mesmo." 
D. Hélder Câmara

   A vida é uma verdadeira roda gigante, e nas palavras de alguns cantores sertanejos "cada volta é um recomeço." Assim, se a vida segue esse "sistema cíclico", indica dizer que a vida "anda"; então, nossas vidas mudam e consequentemente nós também (ou pelo menos deveríamos).

   Desse ponto de vista, somos impelidos à mudança. Dia após dia com as inúmeras mudanças tecnológicas, sociais e cultirais, somos forçados a acompanhar o vai-e-vem da civilização e o avanço constante da modernidade. Sem falar que com o passar do tempo as sociedades são levadas instantaneamente a mudança em todos os sentidos.

   Em termos psicológicos, dentre vários outros que poderia citar, a mudança tem ensejos positivos; desde é claro, que ocorra dentro de um panorama construtivo e traga consigo aspectos relevantes para nossa existência. Acompanhar as mudanças de pensamentos, se não as assimilando-as, mas analisando-as com clareza, nos dá ferramentas para compreensão de realidades próximas. Mais que isso, nos torna capazes de inferir sobre a realidade de uma maneira mais lúcida e comptetente.

   Nessa perspectiva, mudemos. E que a mudança nos faça pessoas melhores. Mais sensíveis aos apelos dos semelhentes, mais comprometidos com a transformação das realidades próximas. Vale lembrar a todos que ainda lutam contra a maré da mudança: "ninguém é tão ruim que não possa ser bom, nem tão bom que não possa tornar-se melhor."

   Mude e faça a diferença, e pode ter certeza: conscientes ou não dessa verdade, quando mudamos não somos apenas nós quem ganhamos, mas todos aqueles que estão ao nosso redor. Querendo ou não, para alguém somos um referencial. nem que seja uma única pessoa; mas com certeza, alguém se inspira em você; alguém acredita em você; portanto, mude e veja as coisas mudarem.

Frank Castle

Nenhum comentário:

Postar um comentário