quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Poder da Família

"A família é a célula mater da Sociedade."
Beato João Paulo II


   A família é o núcleo de todo o mecanismo social. Não há como negar isso, e por mais que se queira provar o contrário, é dela que surgem os bens e os males sociais. Famílias estruturadas são um sinônimo de Socidade estruturada, sendo verdade o inverso também.

   Os males sociais que hoje afligem nossa comunidade devem-se a essa descentralização e desvalorização da família. Atualmente falar desse assunto tem gerado muitos problemas, pois não se definem mais famílias como antigamente, principalmente quando o quesito é a sua constituição. A libertinagem entrou com força no seio dos nossos lares e com isso tem feito muitos estragos.

   Sem ver nisso nenhum preconceito, se formos analisar os componentes de uma penitenciária, e numa única cela selecionarmos uma amostra de 10 detentos, veremos que todos eles são oriundos de lares desestruturados. Lares onde não puderam ter uma base sólida de aprendizagem, e consequentemente onde não desenvolveram as características essenciais a convivência em sociedade.

   Somos todos os dias impelidos a crer que não há mais volta para toda essa onda de desgraças que nos assola. A mídia em si tem contribuído bastante para agravar esse triste quadro. As programações nada trazem de bom; e ao invés de difundir uma melhor visão sobre a importancia de um lar estruturado, faz o contrário, seja com programas, noticiários ou mesmo suas novelas, das quais nossas famílias se apossam como modelos a serem seguidos.

   Precisamos crer que ainda há volta. Que podemos mudar a realidade a partir dos nossos lares. Criar nossos filhos dentro de preceitos, senão religiosos, mas morais suficientes onde eles possam se tornar homens honrados, honestos e comprometidos com o bem estar social e com os seus semelhantes. Isso ainda pode ser alcançado. Essa é uma meta que pode e deve ser estabelecida em todos os setores sociais. E se as famílias tiverem ainda um pouco de fôlego e crédito, nossa sociedade poderá novamente caminhar mais viva e atuante. Não livre de todos os males, mas com alicerces que lhe deem uma nova força vivificante para continuar lutando contra a maré que insiste em tentar engoli-la.

   Quando a família for novamente revitalizada, teremos como consequencia uma nova sociedade. Se fizermos essa experiência, veremos o poder da família se manisfestar com toda força e impetuosidade. Então não deixe isso para amanhã e comece hoje mesmo a construir o futuro, pois segundo Exupéry, "para o operário, o mundo começa a cada dia em que ele se põe a edificá-lo."E nessa messe todos somos operários.

   No seio da família estão todas as respostas e as soluções para a nossa Sociedade. E cabe a nós encontrá-las...

Frank Castle

Nenhum comentário:

Postar um comentário