sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz Dia do Amigo






   Neste dia do Amigo, a ACIR gostaria de homenagear todos os amigos com as palavras de seu Patrono, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Embora possam parecer obscuras, são palavras sinceras e têm o poder de traduzir a importância e o valor de um amigo; e também o verdadeiro sabor de uma amizade.

   A todos os amigos e amigos da ACIR, o capítulo CCX da Cidadela:


"Eu te aceito tal como és. Pode ser que tenhas a mania de por no bolso as bugigangas de ouro que te calham a jeito e que, por outro lado, tenhas queda para a poesia. Receber-te-ei, portanto, por amor à poesia. E por amor às minhas bugigangas de ouro, as guardarei. Também pode acontecer que sejas bailarino. Receber-te-ei então por respeito pela dança, mas guardarei os meus segredos, por os respeitar.
 
Pode ser que sejas simplesmente meu amigo. Receber-te-ei, pois pelo amor que te tenho, tal como és. Se coxeias, não te pedirei que dances. Se odeias este ou aquele, não os infligirei como convivas. Se tens necessidade de alimento, servir-te-ei. Não me passará pela cabeça dividir-te para te conhecer. Tu não és este nem aquele ato, nem a soma deles. Nem esta, nem aquela palavra, nem a soma delas. Não te julgarei nem por estas palavras nem por esses atos. Julgarei esses atos e essas palavras segundo aquilo que tu és. Exigirei, em paga ,que me atendas. Não tenho nada a fazer do amigo que não me conhece e pede explicações. Não tenho o poder de me fazer transportar no débil vento das palavras. Eu sou montanha. A montanha pode-se contemplar. Mas o carrinho de mão não a oferecerá."

***

Feliz Dia do Amigo

Maximus Decimus Meridius

Nenhum comentário:

Postar um comentário