quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Ineficiência e o Descaso nas Ações do Estado

   Quem não assistiu ao despejo de algumas famílias de um hotel abandonado na cidade de São Paulo? Para alguns, essas famílias não passam de arruaceiros, vagabundos e acima de tudo, posseiros do que é alheio. De fato, são os ditos sem-teto da imensa metrópole brasileira; todavia, um fato nos chama a atenção para a sua causa: a falta de compromisso do Estado com aqueles que o constituem.
   Mais que isso, está a mostra o modo como o Brasil trata seus cidadãos. Com ações judiciais e a Polícia, para garantir o direito dos poderosos de nosso amado país. Realmente, aquelas famílias estavam irregulares, embora a organização delas no local denotasse um propósito de ali permancer; mas creio que o magistrado que julgou a reintegração de posse não foi lá para averiguar a situação daquele povo. Não, o que é isso? Ele apenas decidiu e pronto, na comodidade de sua poltrona alcochoada e seu ar condicionado. Decidiu a favor da Empreiteira dona do imóvel decrépito e esqueceu de punir o Estado, fazendo com que desse um abrigo imediato àqueles miseráveis desamparados. Punir o povo todo mundo pune, quero ver punir o Estado que foi negligente e irresponsável nesse quesito chamado habitação.
   Graças a Deus que a PMESP teve o bom senso de averiguar e resolver a questão da melhor maneira possível. Sem agressão e acima de tudo, reconhecendo ali a presença do cidadão que foi marginalizado por aqueles que deveriam garantir seus direitos.
   É por essas e outras que estamos vendo fatos lamentáveis no Rio de Janeiro, nas favelas cariocas. Claro que não sou a favor do crime e o repugno; entretanto, fontes apontam que o "Nêm", um dos criminosos mais procurados do RJ era um simples jornaleiro, que ao ver sua filha doente e necessitada de um medicamento viu-se abandonado pelo Estado, que virou-lhe as costas nessa hora tão crucial .Quem ajudou "Nêm", meus amigos? Foi o Governador? O Prefeito? O Juiz? O Desembargador? Ah, deixa eu ver... foi o Presidente? Não! Foi um traficante! E sabe onde "Nêm" foi parar? No alto escalão do crime.
   Isso não justifica ele ter se tornado o que se tornou, mas quer queiramos ou não, somos produto do meio. Essa é a verdade. E onde o Estado não chega outros chegam e fazem o que é responsabilidade dele. Lei poética? O que é isso? Só a realidade de nosso Brasil!
   Os parabéns aos Governantes de São Paulo: Governador, Prefeitos e Vereadores. Os senhores estão de parabéns por expulsar famílias sem dar-lhes opções de onde pernoitar ( Elas erraram, mas porque um erro induz a outro erro ). E os parabéns ao Magistrado que decidiu a favor da reintegração de posse. O senhor foi demais, Doutor! Continue legislando do modo brilhante que o senhor legisla, seja lá o senhor quem for.
   Que essas famílias possam reconhecer aquilo que o Estado pode fazer por elas, e que requeram seus direitos; mas, que acima de tudo não se esqueçam: vivemos no Brasil, o país do Carnaval e da pizza; o país onde só existe Lei para os pequeninos (  para os condenar, é claro ) e onde os magistrados só enxergam aqueles que podem engordar os seus bolsos "sequinhos."
   Viva o Povo Brasileiro.

Castlle

Nenhum comentário:

Postar um comentário