terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os Bandidos de Toga

  

   O Povo Brasileiro, essencialmente a classe mais pobre, gostaria de acreditar que a Justiça é uma só para todos. Mas infelizmente isso está longe de acontecer, pois o Judiciário é uma instituição minada pela corrupção, pela acepção de pessoas e pela sem-vergonhice de muitos de seus integrantes. Lugar dominado pelos interesses dos grandes, e onde boa parte da Magistratura está empenhada em atender as classes mais elevadas e disso tirar proveito.

   Processos engavetados a anos, lentidão na decisão de causas, rapidez em alguns casos, ganho de causa para os "bichões". Tudo isso pode acontecer com base na cara e no bolso do cidadão que aciona a Justiça. Se for de uma família influente, dias são suficientes para que a situação se resolva. Predileção por políticos, familiares de políticos ou qualquer pessoa que ofereça um "bom troco" para que esse ou aquele processo seja resolvido com celeridade.  Sem contar nas ações cíveis de cidadãos contra o Estado ou a União. Se a pessoa ganhar, os netos dos netos dos bisnetos serão os únicos contemplados. E olhe lá!

   Essas são apenas algumas das múltiplas facetas do judiciário brasileiro. Círculo dos bandidos de toga, nas palavras da Corregedora Eliana Calmon, que rasgou o verbo e disse pra que veio ao declarar o que todo mundo já sabia mas não tinha coragem pra dizer. Roubam de todos os lados e como podem, favorecem grandes, injustiçam pequenos e ainda recebem os maiores salários para não fazerem nada. Ou vocês acreditam que um magistrado faz alguma coisa que se aproveite?

   Juízes, promotores, desembargadores. É do maior ao mais pequeno, todos se favorecendo enquanto uma grande parcela da população sofre com os desmandos e as canalhices dessa corja que age ilicitamente e acobertada pela Lei que deveria representar e defender com a própria vida. Vergonha para uma Nação onde a pessoa vale por aquilo que guarda na poupança ou na conta corrente. Em outros países isso também ocorre, mas aqui no Brasil já se tornou corriqueiro.

   É preciso que esses porcos togados sintam que o Povo - embora manipulado e refém das safadezas do Judiciário - tem ciência de toda a lama que envolve esse Poder. Com certeza isso não acarretará nenhum mal a esses vermes que insistem em sugar as têtas da União e nos apunhalar em favor de quem lhes pagar mais alto, mas saber que existem bandidos vestidos de Juiz já é um bom começo. Agora sabemos que não são intocáveis, justos e certinhos como dizem. E esse talvez seja o passo fundamental para uma revolução mais ampla e profunda.

   Embora hajam frutas podres na cesta, as que ainda não se apodreceram são a esperança. E é por esses que esperamos que a Justiça seja feita. Será que ainda há tempo pra isso? Será que o Judiciário ainda merece nossa confiança? Será? Esperamos que esses que ainda se mantém longe do mal nos respondam. Estamos esperamos, e assim como Natanael perguntou se poderia sair alguma coisa de bom da Galiléia, também nos perguntamos hoje: ainda pode sair alguma coisa boa do Judiciário Brasileiro?

    A pergunta fica no ar. Os atos falam por si. Aguardemos.

James Francis Ryan

Nenhum comentário:

Postar um comentário