quarta-feira, 6 de março de 2013

A Partida de Chávez

"Mors omnia solvit."

   "Cantou para subir" o ditador venezuelano Hugo Chávez, ontem 5 de março de 2013.

   Seus delírios de poder e grandeza não foram suficientes para que fosse poupado do destino de todos os viventes. Ele - que talvez tenha decidido sobre a vida e a morte de muitos dos seus opositores - teve o encontro fatal que imaginava nunca estar em sua agenda.

    Mais que a morte de um ditador, esse fato mostra que de nada adianta o poder e suas falsas ilusões. Quem melhor que Chávez soube manipulá-lo? mas no fim das contas teve o mesmo fim que teremos nós e todos os outros que se arvoram em poderosos nesta terra.

    Se fez ou não mudanças significativas na Venezuela, isso não conta ou talvez conte. Seus partidários o dirão. A grande verdade disso tudo é que se achava um deus e que teria para sempre o poder em suas frágeis mãos mortais.

    Sem mais delongas, nem ofensas a honra ou a moral do governante, seu exemplo fica na história. E em todos os sentidos. Um exemplo de que tudo passa. Tudo, por mais que haja alguém para manter a ditadura deixada por ele.

    Que encontre o descanso e a paz, e que seu "testemunho" sirva de exemplo a seus compatriotas latino-americanos que ainda insistem em escravizar o corpo e o livre pensamento de seus concidadãos.

***

Maximus Decimus Meridius

2 comentários:

  1. Um grande líder que se vai. Um dos poucos governantes que ainda lutava contra os ditos donos do mundo. Que sua coragem sirva de exemplo para uma geração conformada.

    ResponderExcluir