quarta-feira, 27 de março de 2013

O Valor da Vida diante da Intolerância

(clique para ampliar)



O mundo é grande e não há como mensurá-lo exclusivamente em termos numéricos espaciais. Perante essa imensidão alguns valores ficam totalmente relativizados quando entram em questão os termos religião, sociedade e cultura.

   Um dos valores mais atingidos é o da vida, ou o direito a ela.

   A vida é um valor que perde todo sentido, principalmente quando encontra culturas intolerantes, religiões fundamentalistas e sociedades arcaicas. Geralmente isso acontece onde não há o respeito pelos homens em suas generalidades, direitos e garantias fundamentais; e onde existem regimes fundamentalistas e radicais no comando da sociedade.

   Percorrendo as páginas sangrentas da internet, é comum encontrarmos relatos de pessoas que morreram, ou que estão marcadas para morrer, pelo simples fato de não concordar com determinado credo.  O mais chocante em toda essa estória é que esse é um fato comum dentro de algumas sociedades. Nelas o cidadão não tem o direito do livre pensamento, ficando assim refém de ideologias puramente ultrapassadas e que nada têm a ver com a liberdade de cada um em particular.

   Apedrejamento, enforcamento, fuzilamento. Essas são algumas penas para aqueles que ousam ser “diferentes”. O mais engraçado, ou talvez mais inaceitável, é que aqueles que condenam seus semelhantes, por trás dos panos alimentam as mais abomináveis práticas. Aquelas que realmente mereceriam ser extirpadas com a morte, se é que ela é do agrado da entidade divina em nome de quem são aplicadas.

   É realmente triste constatar que quando uma pessoa não aceita a outra, a única opção é matar. E matar alguém pelo simples fato dessa pessoa não comungar das mesmas opiniões, não é somente tirar a vida. É confessar uma fraqueza humana que não se iguala a nenhuma outra falha inerente ao nosso ser imperfeito. Além de intolerância, é covardia envolta um manto efêmero de hipocrisia. É um misto de deus e juiz, quando na verdade aplica-se uma pena em nome de uma ofensa àquele que é dono e origem de toda vida.

   Por mais que seja cultural - ainda que lei -, tirar uma vida por questões religiosas é uma das mais torpes faces da intolerância e da arbitrariedade humana. Seria desesperançoso se Aquele a quem tentam “vingar e lavar a honra” não fosse justo.

   Ele olha para toda essa carnificina. Vê o sofrimento dos injustiçados; recolhe e pesa todo o sangue derramado em seu nome. E a cada um ele honrará no momento certo...

(...)

***

Por Frank Castle

Nenhum comentário:

Postar um comentário