quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Mistério das Cotas do MEC


   Existem coisas que matutos não entendem, entretanto, na ótica matuta algumas realidades complexas ficam claras, embora não sejam essas as reais conclusões.

   Como bom matuto, mal entendedor de assuntos estratégicos e manobras de alienação das massas ouvi a alguns dias um "homem sábio" dizer que esse Sistema de Cotas do MEC tem seu lado obscuro. Pode até ser que ele esteja errado, mas aquele "sábio" levou esse pobre matuto a raciocinar.

   Ele disse que o objetivo desse Sistema não é especificamente esse que a mídia veicula. O MEC não está interessado na quantidade de alunos que ingressam nos institutos de ensino superior estaduais ou federais. Tanto faz como tanto fez. O real objetivo é "desviar a atenção da qualidade e dos investimentos no Ensino Fundamental", o ensino de base.

   Do que adianta as universidades estarem "apinhadas" de afro brasileiros, indios, pardos, pobres, alunos de escolas públicas ou o escambal se essas pessoas não tiveram uma base bem feita? Aí você me pergunta: mas Maximus, eles não prestaram vestibular como qualquer outro? Não estão lá por mérito próprio?

   Sim! Eles passaram em uma prova de múltiplas escolhas. Mas o que me garante que têm a "bagagem intelectual" suficiente para se manter dentro da universidade sem "dificuldades?"

   O que estou querendo dizer, não é que sou contra esse tal Sistema de Cotas. Mesmo que fosse contra, que poder teria para contradizê-lo de modo prático?

   O ponto que coloco é que se o Ensino Fundamental Brasileiro não fosse tão esculhambado como é, não seria preciso lançar mão de nenhum Sistema. O aluno da Escola Pública competiria sem problema algum com o de Escola Particular.

   Agora, se o MEC não se preocupa com a boa remuneração dos professores, a qualidade do Ensino Básico e os rumos da educação no País, aí é outro caso.

   Continuemos como está. Alcançamos avanços com esse Sistema? Sim, talvez. Mas a que custos? 

   Com a palavra, não o Nobre Ministro da Educação, mas a qualidade dos Profissionais saídos desses Institutos...

***

Maximus Decimus Meridius

Nenhum comentário:

Postar um comentário