domingo, 18 de novembro de 2012

Conheça o Patrono da ACIR e as suas Obras - Parte I



Antoine de Saint Exupéry foi um piloto e escritor francês que morreu aos 44 anos. Seu primeiro livro foi publicado em 1929, mas seu sucesso internacional só foi iniciado em 1931 com a obra Vôo Noturno. A maioria de seus trabalhos é inspirada em sua experiência como piloto, uma exceção é O Pequeno Príncipe, uma história filosófica com críticas sociais e uma opinião aberta sobre a estranheza do mundo adulto.


Bibliografia

O Aviador (1926)

O Aviador é a primeira história de Saint-Exupéry, publicada na Ship Money, revista da qual o escritor francês Jean Prevost é o editor. A força da narração é vasta em vários aspectos na qual ele descreve suas impressões de ter voado ainda muito jovem. Essa experiência de vôo e as qualificações do escritor materializam o que os aviadores da época estavam vivenciando: "Cortado pelo vento das hélices, à apenas vinte metros da grama que parece voar. O piloto, um movimento de seu pulso, solta ou mantém a tempestade. O ruído aumenta agora repetidamente até se tornar uma espécie de densidão, quase sólida, onde o corpo está incluso." A materialização das impressões é notável na sua descrição da instalação do piloto no avião. Ele se sente como um centauro ao estar na máquina: "O silêncio é estranho quando você coloca o cinto e as tiras do pára-quedas, depois há o movimento dos ombros, e o seu corpo se ajusta à cabine."

Ele ainda brinca com metáforas comparando a o vento das hélices a um rio descrevendo o movimento da grama: "Cortado pelo vento das hélices, à apenas vinte metros da grama que parece voar." Mais tarde, essa descrição da sensação física do ar se torna mais forte, "Ele olha para a capa preta apoiada no céu." É exatamente essa a sensação quando você está entre os controles, cabos, pedais e a velocidade estiver alta o suficiente. Apesar de não ser um grande trabalho, 'O Aviador' já mostrava a qualidade e humanidade do escritor que mais tarde viria a atingir o universo.


***

Por Frank Castle

Nota : Em virtude do tamanho do texto, esse post será dividido em algumas partes. Não percam as postagens seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário