sábado, 24 de novembro de 2012

Conheça o Patrono da ACIR e as suas Obras - Parte II

Continuamos a postagem referente a bibliografia do Patrono da ACIR. Confira mais uma obra e se puder não deixe de lê-la e apreciá-la.



Correio do Sul (1929)

Após o lançamento de O Aviador, Saint-Exupéry volta ao início de tudo para criar uma nova novela. Ele diz que desde que a história foi fluindo, a saga da correspondência vai até o hemisfério sul via Espanha, Marrocos, Mauritânia até Dakar (capital do Senegal), onde a carta toma um barco até chegar ao outro continente.

Jacques Bernis é o piloto que trafega com Latécoère (um pioneiro da aeronáutica) com a correspondência até a América do Sul. Solitário, ele se refugia dentro da cabine para escapar da monotonia da vida nos anos após a guerra. Um dia ele conhece Geneviève (Jennifer, na versão em inglês), que é casada. Bernis decide deixar seu 'casulo' e vai com ela num tipo de aventura, mas percebe que pode não funcionar em razão de ela viver com o marido. O livro é cheio de narrativas fragmentadas e amor trágico.

É, ao mesmo tempo, uma autobiografia documentada por um piloro e um conjunto de reflexões líricas no heroísmo e solidão de um aviador no início da aviação. Devemos ainda lembrar que nesses primeiros dias o homem está sozinho com as máquinas, onde ele se sente instável, inseguro, e é golpeado pelos elementos quase sempre soltos e cujos comportamentos não eram muito conhecidos, sem o rádio, sobrevoando regiões inocupadas, com mapas onde os pontos brancos ainda eram numerosos no qual cada falha poderia significar morte por uma aterrissagem mal feita ou uma arma/espada de alguma tribo Beduína

Sendo uma história vasta em poesia e metáforas, foi adaptada ao cinema por Pierre Billon em 1936 numa produção de 90 minutos que levava um gênero minimalista não muito aprovado pela crítica.

Continua...

***

Por Frank Castle

Nenhum comentário:

Postar um comentário