terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Idéias a Prova de Balas

"Por detrás desta máscara não existe apenas carne. Existe uma idéia, e idéias (...) são a prova de balas."
'V'


   Assistindo ao filme "V de Vingança" deparei-me com a célebre expressão do protagonista. Fiquei a meditar e concluí que há uma grnde verdade por trás desta fatídica frase.

   Em outra ocasião ( http://veritasunitatis.blogspot.com/2011/04/o-poder-das-ideias-e-dos-ideais.html), já pudemos refletir a respeito do poder das idéias e da força dos ideais que movem as pessoas. Sem dúvida alguma deu pra entender porque as pessoas não desistem diante das adversidades enfrentadas quando um ideal é posto a prova.

   Quanto ao fato de as idéias serem a prova de balas, paremos para analisar as motivações que levam uma pessoa a arriscar a própria vida por determinada meta. E mais, qual o real significado dessa expressão para quem crê e luta contra toda e qualquer espécie de alienação.

   Recentemente um casal de ativistas foi morto no Pará por defender a floresta, denunciar fazendeiros e madereiras que desmatavam grandes áreas de mata preservada. O sangue deles foi derramado, como outrora o de Chico Mendes também o foi. Todavia a idéia desses homens e mulheres - para total consolo daqueles que ceifaram suas vidas - não foram para o túmulo com os corpos que a terra já consumiu.

   Ainda nessa linha de raciocínio, os pistoleiros covardemente mataram esses defensores da natureza, mas nunca poderão sequer ferir os ideais que fizeram esses defensores tombarem. Fosse isso, a idéia de preservação, resistência e denúncia teria ido para a sepultura com Chico Mendes e nenhum outro homem ou mulher ousaria tocar mais no assunto. Mas... As idéias são a prova de balas.

   Dessa forma dá pra entender bem a perspectiva da prerrogativa que temos em mente. Esta é somente uma resposta àqueles que temem a verdade e desejam a todo custo calar os que acreditam e a cultuam. Nossos corpos são feitos de carne, mas não somos feitos somente de carne. Somos mais que isso. Temos ideais, somos movidos por uma idéia...e idéias são a prova de balas.

Dafoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário