domingo, 4 de dezembro de 2011

Educação de Qualidade


A Finlândia está hoje entre os países de melhor Educação mundial. Por quê? 

1. Seu Sistema de Ensino é igualitário, lá é oferecida “Educação de Qualidade para todos”, indistintamente. 

2. Seu processo pedagógico e de formação do aluno é participativo, criativo e inovador, todo estudante é estimulado, desde cedo, a assumir um papel ativo no processo Ensino-Aprendizagem. 

3. O professor é, de fato, valorizado. Normalmente as Licenciaturas oferecem 100 vagas para 2.500 concorrentes. Na Finlândia é mais difícil ser professor do que médico. Bons professores + despertam bons alunos + que criam um país de estar - social elevado!!!

Claro, isto é resultado de décadas de investimento na Educação. Se é possível lá, pode ser também para nós no Brasil. Recentemente a Polônia vem se destacando no cenário mundial, fruto de pesados investimentos neste campo nos últimos 15 anos. 

A questão é: QUANDO NÓS VAMOS COMEÇAR ESTA REVOLUÇÃO NO BRASIL?

Em 2010 o PISA (Programme for International Student Assessment = Programa Internacional de Avaliação de Alunos) avaliou o desempenho dos estudantes de Ensino Fundamental e Médio brasileiros em três áreas: Leitura, Ciências e Matemática. Os resultados, apesar de ligeira elevação, ainda colocam nosso país em 53° lugar no que diz respeito à “interpretação e compreensão da Leitura” e “Ciências”, e em 57° na área de “Matemática”; isto num conjunto de 65 países participantes, o que nos deixou atrás de países como México, Uruguai, Jordânia, Tailândia e Trinidad e Tobago.

Acredito na mudança, mas é preciso, ao menos, dar o primeiro passo...

Do Blog Educação e Ciências da Religião, do Teólogo Cícero Lopes.
Pesquisado e postado por Casey Ryback



Nenhum comentário:

Postar um comentário