quarta-feira, 6 de julho de 2011

Esclarecimentos que a Mídia oculta sobre a Operação “Batalhão Mall”

Com base nas operações conjuntas do MP e da PMRN nos últimos dias, na Cidade de Assu/RN, começaram a surgir boatos referentes a idoneidade de todos os Policiais da Unidade, mesmo aqueles que não estão sob investigações.

Como sempre a população se mantém do lado da Mídia e condena todos os militares, como se todos fossem responsáveis pelas  ações isoladas de uma minoria.

Aproveitando o ensejo, a Associação Críticos Intelectuais Reunidos abre espaço para que surjam novas informações sobre o caso, e para que a verdade dos fatos seja conhecida por todos os que acusam sem fundamentos.

Seguem as declarações de alguém que está a par da situação e sabe que os Policiais Militares do 10° BPM não podem ser "tachados" e acusados publicamente como vêm sendo.

   "Diante da grande repercussão de fatos envolvendo policiais do 10º BPM, localizado em Assu, e as constantes críticas referentes à classe Policial Militar, é urgente que a Sociedade Brasileira, bem como a Sociedade Potiguar, saiba que a Polícia Militar é regida por um Estatuto, que este é baseado na Hierarquia e na Disciplina, que a PMRN tem ótimos profissionais e que atos isolados não podem de forma alguma servir de pretexto para manchar o nome da Briosa Corporação e dos profissionais a ela vinculados.
   Para aqueles que não entendem os mecanismos de funcionamento da Corporação, fica muito fácil julgar e sair por aí espalhando opiniões sobre aquilo que a Mídia manipulou e lançou em Rede Nacional. Com base nesse pressuposto legal, ou seja, nesse Estatuto, todas as ações de um militar são pautadas em ordens vindas do alto escalão, ou seja, se um policial age de determinada maneira, sua ação tem como embasamento a ordem de um Superior Hierárquico. Ou seja, ele nunca age por conta própria.
   A respeito das ações dos PMs investigados e presos, em especial os de menor patente, é importante que a Sociedade não os julgue apenas motivada pela opinião unilateral da mídia, que na maioria das vezes divulga informações com o único intuito de adquirir audiência, sem nenhum compromisso com a verdade por trás dos fatos. É de suma importância que todos vejam que esses profissionais agiam com base em “Ordens de Serviço” devidamente expressas por um Superior, não sendo os mesmos responsáveis pelas ações ilícitas desse Superior, embora estivem acatando-as.
   Vale salientar que os PMs de menor patente, mesmo agindo incorretamente conforme apontam as investigações, nada faziam a não ser  cumprir ordens. Ordens estas vindas de Superiores ao quais os mesmos estavam subordinados.
   Embora a Sociedade se deixe manipular pelos meios de comunicação, como outrora sempre se deixou, é preciso deixar claro que o mentor intelectual dessas ações não era nenhum PM de baixa patente (Soldado ou Cabo), mas pessoas “poderosas” e do alto escalão da Unidade a quem se subordinavam. É como reza o próprio Estatuto da PMRN no Título II, Capítulo II, Seção II, Art.37: “Os Cabos e Soldados são, essencialmente, os elementos de execução.” Logo, todas suas ações, conforme expostas anteriormente, eram pautadas por esse e nesse princípio.
    Assim sendo, não cabe a Sociedade incriminar esses Policiais que agiam dessa maneira, sem atentar para o fato de que apenas cumpriam ordens. Esses são os fatos, e com certeza as provas virão e irão comprovar que os policiais de menor patente envolvidos nesse esquema não passavam de meros “paus mandados” e que os verdadeiros responsáveis por toda essa falcatrua estão acima dos mesmos, com poder suficiente para determinar as ações investigadas e denunciadas ao MP/RN."
Texto enviado por um leitor que conhece o Sistema e sabe que como a "coisa" funciona. Editado por Maximus Decimus Meridius, com o direito ao anonimato da fonte.

2 comentários:

  1. A atenção agora não deveria estar voltada para a PMRN, mas para o rombo dos cofres públicos do RN e os Dirigentes do Estado. A PMRN é apenas o Bode Expiatório encontrado para deviar a atenção da População Norte-Riograndense. Como anda a educação, a saúde e os demais setores do Estado do RN? Abram os olhos, senhores. A PMRN está sendo apenas manipulada nessa hora.

    ResponderExcluir
  2. Os Policiais Militares, como se pode ver, são apenas joguete nas mãos dos Poderosos. A Sociedade, ao invés de estar jogando pedras nos mesmos, acusando um outro de corrupção, deveria era pedir as contas dos cofres públicos do RN. A sebozeira está toda lá, e não nos Quartéis da PM. Não podemos negar que há frutas podres na PM, mas elas são apenas um reflexo da esculhambação no Alto Escalão. Quem manda nela? O tal do Comandante Geral ou Governador (a) do Estado? Vá no Estatuto do qual fala o leitor e veja quem manda. Tire suas conclusões. Pense antes de atirar pedra em quem não deve.

    ResponderExcluir