terça-feira, 1 de abril de 2014

Pacificação rima com Educação...

"Os homens constróem paredes demais e pontes de menos."           (D. Pire)


   O Governo do Rio de Janeiro, num ato de extrema sabedoria e amor à Sociedade Carioca acaba de pacificar mais um conjunto de favelas.

   Colocar policiais dentro de um contêiner colorido com o brasão da PMERJ e do Governo do Estado, sem a menor proteção - pois uma simples munição de calibre 38 perfura aquelas joças - para o Secretário de Segurança Pública é garantir a pacificação.

   Quer dizer, para o Secretário não - pois ele não passa de um pau mandado - , para o Governador, aquele sábio homem conhecedor dos males sociais e comprometido com as mudanças na sociedade carioca.

   O grande problema do Estado do Rio de Janeiro, bem como o dos demais Estados da Federação, é que seus governantes ainda pensam como o presidente Washington Luís, que imaginava do alto de sua imensa sabedoria que os problema sociais eram um caso de polícia

   Na verdade, somente Polícia não resolve essa questão. Do que adianta colocar a Polícia (sem nenhuma segurança ou respeito à vida desses profissionais) se a "Comunidade Pacificada" não tem uma Escola de qualidade, um posto de saúde, uma creche, moradia digna para todos; enfim, os Direitos que a Constituição Federal estabelece e que só serve pra Políticos que estão no Poder a massacrar o Povo na desculpa de representá-lo? Ou são os favelados os favorecidos com as regalias constitucionais?

   A Polícia por si só não resolve, jamais irá resolver! E sabe por quê?

   É preciso que esses Senhores do Destino compreendam de vez que nosso País precisa sim de Segurança, mas também e com mais urgência de Educação, Saúde, Emprego e Moradia. Fica um tanto utópico falar desses quatro Pilares da Cidadania; todavia, é preciso que se fale deles pois enquanto houver esse pensamento mesquinho de que só Polícia resolve continuaremos a construir paredes ao invés de pontes. 

   Policiais continuarão derramando seu sangue desnecessariamente, cidadãos continuarão tendo seu sangue derramado, traficantes continuarão a impor sua lei já que o Estado não chega; continuaremos a ver o nosso Brasil sob o ângulo da violência e do vermelho sangue a empapar as calçadas e o nosso chão; e terminaremos no silêncio do sepulcro enquanto nossos Dirigentes se esbaldam em seus vícios e regalias com o dinheiro daqueles que falsamente representam nas Assembleias e Palácios Governamentais.

Tenho Dito.

Maximus Decimus Meridius

Nenhum comentário:

Postar um comentário