quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Paradoxos do Verdadeiro Amar

"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção." 
(Saint-Exupéry)

   Em um mundo onde cada vez mais nos distanciamos do amor, fica difícil compreender esse sentimento tão complexo e ao mesmo tempo tão essencial.

   Perdidos em um turbilhão de dúvidas e incertezas a respeito do verdadeiro modo como amar, ficamos de mãos atadas e na medida em que o mundo distorce esse sentimento tão puro e verdadeiro, perdemos com isso a capacidade de raciocinar e confusos vagamos sem entender o porquê de muitas coisas que nos rodeiam.

   Com base no pensamento de Saint-Exupéry fica difícil entender o que é amar se olharmos para sua afirmação de modo negativista e surperficial. A compreensão clara da finalidade do amor não está no fato de ser pessoas amorosas, mas na capacidade que temos de vivenciar com clareza, coesão e acima de tudo, com verdade o amor que sentimos.

   O "olhar para o outro" traduz um certo comodismo. O cotidiano, que quando não fere, traumatiza; quando não ajuda, atrapalha. Pois, quando olhamos um para o outro só vemos o outro. Face a face fica difícil perceber os objetos, as coisas que nos rodeiam. Significa, sem dúvida alguma, fechar-se para o mundo ao redor. E isso não é amor. É endeusamento do outro, aceitação passiva da realidade, do outro como ser acabado e perfeito; enfim, é repouso quando a vida é movimento.

   Olhar "na mesma direção" também não significa concordância em tudo. Pelo contrário, é o olhar que sonda o conjunto, que vai além do "nosso mundinho florido e cor de rosa". É a capacidade de escolha, a gama de caminhos e opções que a vida nos coloca. É querer ir ao cinema quando o outro quer ir ao parque, e no fim das contas, os dois vão a praia depois de acalorada discussão das opções em questão.

   O amor nunca deixará de nos questionar. Sempre nos levará pelos seus caminhos incompreensíveis, e nunca estaremos suficientemente esclarecidos sobre o que verdadeiramente significa amar, pois como dizia Gibran, "ainda que o amor vos possa coroar, ele também vos pode crucificar. Ainda que seja para vosso crescimento, também contribui para podar-vos."

***

Por Dafoe

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário