sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Degradação Cultural e Cegueira Coletiva

   Nosso país tem vivenciado ultimamente uma onda de degradação cultural muito infame, promovida pelos meios de comunicação, que para obter pontos no chamado Ibope, apelam para as piores baixarias.
   O mais engraçado de tudo, é que abrimos as portas de nossas casas a essa imoralidade sem precedentes, e ainda achamos graça em toda essa safadeza. Mais um indício de que muitos brasileiros não têm cultura, e ainda estão atrelados às coisas baixas e sem valor ; um verdadeiro câncer a corroer a Sociedade, que vai aos poucos minando a moral e a mais importante instituição social: afamília.
   Estou referindo-me aos famosos Reality Shows, que nada têm a contribuir na formação do povo brasileiro, pois em si são vazios e só trazem em seu bojo a mentira e a destruição. Ao invés de edificarem fazem completamente o contrário, pois são um insulto veemente aos valores éticos e sociais. Sem falar que não passam de pura encenação, onde cada participante já está previamente responsável por determinada ação ou personalidade.
   Entretanto, a maior prova de que o povo brasileiro não tem uma cultura desenvolvida, e está cego para esses aspectos, é o fato de não conseguirem dissociar o real do fictício dentro dessas programações. Eles estão, dessa maneira tão envolvidos com essas babozeiras, que sequer atinam para o fato de estarem expondo seus filhos à imoralidade, à promiscuidade e aos valores distorcidos dos meios de comunicações.
   Sob as cortinas está a intenção explícita de destruir o pouco que resta da família e dos valores realmente necessários a construção de uma sociedade mais justa e humana. O que se vê nesses programas de segunda é um apelo desenfreado ao sexo e à promiscuidade sexual em toda sua essência maligna e podre. É uma verdadeira luta para distorcer tudo aquilo que nos dignifica e nos faz  seres humanos.
   É lamentável que tantas pessoas dêem valor a esse tipo de programação baixa e mesquinha. Quanta coisa boa aproveitaríamos se tivéssemos um pouquinho de cultura e não perdessemos tempo bisbilhotando a "farsa da vida alheia"! Pena que poucos saibam o que significa a palavra cultura. São esses poucos que ainda estão vendo os males dessas programações, e têm a coragem de denunciar.
   É preciso que assumamos um compromisso com a verdade, e que tenhamos a coragem de dar um basta nessas porcarias. Temos que mostrar aos nossos filhos, amigos, irmãos e parentes que a realidade não é essa que eles apresentam: pessoas se engolindo em plena rede nacional, discutindo sobre quem é homosexual ou não, falando de sexo como sendo algo imoral e sem compromisso, definindo-se como isso ou aquilo, traindo abertamente como se o amor verdadeiro não existisse, brigando por dinheiro e levantando questões sensacionalistas que em nada contribuem para o crescimento da juventude,da família e do país de um modo geral.
   Isso não é realidade. Nunca foi e nunca será! Ao contrário, é envenenamento em pequenas doses. Onde nossa sociedade irá parar se continuar dando ouvidos a esses manipuladores? Temos que dar um basta em toda essa podridão e acabar de vez com essa vergonhosidade que assola a nossa nação. Chega de tanta falsidade e manipulação.
   Só assim poderemos levar a cabo as realizações que desejamos, só assim a nação poderá ser mais justa e mais humana. E se assim não procedermos, para sempre seremos escravos da violência, da corrupção e de tudo quanto não presta. Tudo isso porque não fomos capazes de dizer não a esses manipuladores de mentes.
   Acabemos com essa baixaria e essa apelação desavergonhada ao qua não presta. Demos um basta a esses programas sem futuro e reconheçamos os males que eles nos causam; ou então continuemos cainhando como estamos, e seremos tachados de povo sem cultura.
   Talvez essa seja a verdadeira realidade. Talvez esse seja o verdadeiro povo brasileiro...

Maximus Decimus Meridius 

2 comentários:

  1. Isso é consequência da vigência e hegemonia da indústria cultural, denunciada por Theodor Adorno.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma triste realidade do nosso Brasil e desse povo brasileiro. Um BBBosta diário todos nós vivemos aqui.

    ResponderExcluir