terça-feira, 18 de setembro de 2012

Um Pedaço do Capítulo XIII da Cidadela...


"Resolvemo-nos a tentar o efeito do canto dos poetas sobre este exército que começava a dividir-se. Mas acontecia o seguinte prodígio: os poetas mostravam-se ineficazes, os soldados riam-se deles. 

- Que nos cantem as nossas verdades. O jato de água da nossa casa e o perfume da nossa sopa do jantar. Não nos importam essas tolices! 
  
  Foi então que eu descobri esta outra verdade: o poder perdido jamais se encontra. A imagem do império tinha perdido a fertilidade. As imagens morrem como as plantas, quando o poder se gastou e elas não passam de materiais mortos, prestes a se dispersarem, e de húmus para plantas novas. E me afastei para um lugar à parte, para refletir sobre este enigma. Porque nada é mais verdadeiro nem menos verdadeiro, mas sim mais eficaz ou menos eficaz. Deixara de ter nas mãos o nó milagroso da sua diversidade. Escapava-me. E o império se deteriorava como que por si próprio. O cedro, quando a tempestade lhe quebra os ramos e o vento de areia o enrijece e ele cede ao deserto, não é que a areia se tenha tornado mais forte, foi ele que renunciou e abriu a porta aos bárbaros."

***

Por Casey Ryback

Nenhum comentário:

Postar um comentário