quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Validação da Lei da Ficha Limpa para essas Eleições

É incrível como no Brasil as coisas andam a passo de tartaruga, mas não apenas isso; como elas acontecem devagar e mais ainda, sujeitas a concessões! Felizmente ainda há pessoas que lutam contra tudo isso.
         A Lei da Ficha Limpa foi criada para combater políticos cuja idoneidade não condiz com o cargo que desejam ocupar. Tem por finalidade, a meu ver, coibir a ação de corruptos e favorecer o POVO, visto que é dele que deriva o poder – ou será que o político se elege por si só? – manifestado nas urnas no dia da eleição.
         A elaboração da Lei da Ficha Limpa realmente veio a calhar, mas o grande trunfo era se seria ou não utilizado já agora nas eleições de 2010. Tudo bem bonito, bem escrito num papel; mas, apenas no papel, como inúmeras leis que se criam no “país do carnaval”.
         Pois bem, foi decidido: Por 7 votos a 3, STF decide: Ficha Limpa vale para este ano”. Esta é a notícia que corre pelo nosso Brasil. Segundo Carol Pires, do Estadão, “o julgamento durou quase sete horas e foi marcado por troca de farpas entre os ministros e duras críticas disparadas pelo ministro Gilmar Mendes contra a aplicação da lei.”
         O mais engraçado de tudo isso é ver MINISTROS DO STF “trocarem farpas” por causa de uma LEI que só irá trazer o bem para a Sociedade Brasileira, tão maculada pelos escândalos de corrupção que abalam as suas bases.
         Quer dizer que o nobre ministro Gilmar Mendes não concorda que corruptos sejam impedidos de assumir os cargos, pois a polêmica toda da confusão gira em torno do senhor Jader Barbalho (PMDB). Veja o que o artigo diz sobre esse nobre: Jader Barbalho obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001, ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reviu a decisão, negando-lhe a candidatura.”
         É lamentável ver que ainda temos autoridades constituídas acoitando corruptos. Bem certos foram esses ministros que votaram a favor da validação da Lei da Ficha Limpa para essas eleições; infelizes, aqueles que no seu parecer  votaram contra!
         De tudo isso uma simples lição: por mais errados que tenham sido os ministros do STF votando contra, mais errados foram aqueles que votaram em pessoas cuja idoneidade estava sob suspeitas.
         Como sempre o POVO, cabe a ele policiar-se. Cabe a ele exercer o poder democrático, se é que vivemos num ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Fox Sierra Commando

As Partes entre aspas são de Carol Pires, estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário