sábado, 30 de junho de 2012

A Crença na Mudança

"É preciso mudar sempre para continuar sendo o mesmo." 
D. Hélder Câmara

   A vida é uma verdadeira roda gigante, e nas palavras de alguns cantores sertanejos "cada volta é um recomeço." Assim, se a vida segue esse "sistema cíclico", indica dizer que a vida "anda"; então, nossas vidas mudam e consequentemente nós também (ou pelo menos deveríamos).

   Desse ponto de vista, somos impelidos à mudança. Dia após dia com as inúmeras mudanças tecnológicas, sociais e cultirais, somos forçados a acompanhar o vai-e-vem da civilização e o avanço constante da modernidade. Sem falar que com o passar do tempo as sociedades são levadas instantaneamente a mudança em todos os sentidos.

   Em termos psicológicos, dentre vários outros que poderia citar, a mudança tem ensejos positivos; desde é claro, que ocorra dentro de um panorama construtivo e traga consigo aspectos relevantes para nossa existência. Acompanhar as mudanças de pensamentos, se não as assimilando-as, mas analisando-as com clareza, nos dá ferramentas para compreensão de realidades próximas. Mais que isso, nos torna capazes de inferir sobre a realidade de uma maneira mais lúcida e comptetente.

   Nessa perspectiva, mudemos. E que a mudança nos faça pessoas melhores. Mais sensíveis aos apelos dos semelhentes, mais comprometidos com a transformação das realidades próximas. Vale lembrar a todos que ainda lutam contra a maré da mudança: "ninguém é tão ruim que não possa ser bom, nem tão bom que não possa tornar-se melhor."

   Mude e faça a diferença, e pode ter certeza: conscientes ou não dessa verdade, quando mudamos não somos apenas nós quem ganhamos, mas todos aqueles que estão ao nosso redor. Querendo ou não, para alguém somos um referencial. nem que seja uma única pessoa; mas com certeza, alguém se inspira em você; alguém acredita em você; portanto, mude e veja as coisas mudarem.

Frank Castle

sábado, 9 de junho de 2012

Está Chegando a Hora

   A hora está chegando em que eles chegarão em nossas portas. Com a cara cínica pedindo votos para si ou seus candidatos. Prometendo mundos e fundos e enganando a população com toda sorte de promessas e propostas que serão esquecidas após a abertura das urnas e confirmação dos resultados.

   Mais uma vez nós seremos enganados e nos deixaremos levar pela "boa conversa" desses estelionatários de terno e gravata. É nessa hora que o pobre e o favelado ganha valor. Massa de manobra, "gado preso nos currais eleitorais" à espera pelo "abate".

   Poupando a palavra, o poeminha de Jessier Quirino, que se segue logo adiante é a mais pura verdade sobre o que vai acontecer daqui a alguns meses. No dia da eleição, que todos se lembrem dessas sábias palavras:

"...dia de eleição
É dia do pleiteante
Do fundo do coração
Perguntar: o que desejas?
A quem tem de louça um caco
De terra só tem nas unhas
E mora de inquilino
Numa casa de botão
 

De domingo agora a oito
É dia "arreganha-cofre"
É de ajudar os que sofrem
É dia do estende a mão
E se agarrar com farrapos
De mastigar vinte sapos
E não ter indigestão
 

É dia de expor na fala
Que bem conhece o riscado
Ninguém come mais insosso
Ninguém bebe mais salgado
De domingo agora a oito
Não relampeja e nem chove
É o dia que nos comove
É o grande dia "D"
Agora, o dia "fuD"
Vai ser de domingo à nove
"
( Versos do Poeta Paraibano Jessier Quirino)

Casey Ryback